Como economizar dinheiro em tempos de crise
A crise econômica causada pela pandemia do coronavírus afetou a vida de milhões de brasileiros. Muitos perderam seus empregos, tiveram seus salários reduzidos ou viram seus negócios fecharem as portas. Nesse cenário, como é possível economizar dinheiro e manter as contas em dia?
Neste post, vamos dar cinco dicas simples e práticas de como você pode cortar gastos, aumentar sua renda e planejar seu orçamento para enfrentar a crise com mais tranquilidade. Confira!
- Faça um diagnóstico financeiro
O primeiro passo para economizar dinheiro é saber exatamente quanto você ganha e quanto você gasta. Para isso, você precisa fazer um diagnóstico financeiro, ou seja, anotar todas as suas receitas e despesas em uma planilha ou aplicativo.
Assim, você poderá identificar quais são os seus gastos fixos (como aluguel, água, luz, internet, etc.) e quais são os seus gastos variáveis (como alimentação, transporte, lazer, etc.). Você também poderá ver se você está gastando mais do que ganha e onde você pode reduzir ou eliminar alguns custos.
- Corte os gastos supérfluos
Depois de fazer o seu diagnóstico financeiro, você deve analisar quais são os gastos que você pode cortar ou diminuir sem comprometer a sua qualidade de vida. Por exemplo, você pode cancelar ou renegociar serviços que você não usa ou que são muito caros, como TV a cabo, academia, streaming, etc.
Você também pode economizar na conta de luz, usando menos aparelhos elétricos e aproveitando a luz natural; na conta de água, evitando desperdícios e reaproveitando a água da chuva; na conta de telefone, usando mais aplicativos de mensagens e ligações gratuitas; na conta de internet, buscando planos mais baratos ou compartilhando com os vizinhos; na alimentação, fazendo compras mais conscientes e evitando comer fora; no transporte, optando por meios mais econômicos ou alternativos; no lazer, buscando opções gratuitas ou de baixo custo.
- Aumente sua renda
Além de cortar gastos, outra forma de economizar dinheiro é aumentar sua renda. Para isso, você pode buscar fontes de renda extra, como vender produtos ou serviços pela internet, fazer trabalhos freelancer, alugar um quarto ou uma vaga na garagem, participar de pesquisas remuneradas, etc.
Pai Rico, Pai Pobre: o livro que mudou minha vida
Você também pode aproveitar a crise para se qualificar profissionalmente e buscar oportunidades de crescimento na sua carreira. Você pode fazer cursos online gratuitos ou de baixo custo, aprender novas habilidades ou idiomas, atualizar seu currículo e seu perfil nas redes sociais profissionais, etc.
- Crie uma reserva de emergência
Uma das melhores formas de se proteger das incertezas da crise é ter uma reserva de emergência. Esse é um dinheiro que você guarda para usar em situações imprevistas ou urgentes, como uma doença, um acidente, um conserto no carro ou na casa, etc.
Para criar uma reserva de emergência, você deve separar uma parte da sua renda todo mês e investir em aplicações seguras e com liquidez (que permitem o resgate rápido do dinheiro), como a poupança ou o Tesouro Selic. O ideal é que você tenha entre três e seis meses do seu custo de vida guardados nessa reserva.
Reserva de Emergência: O que é e para que serve
- Planeje seu orçamento
Por fim, para economizar dinheiro em tempos de crise, você precisa planejar seu orçamento com antecedência e ter disciplina para segui-lo. Você pode usar a regra do 50-30-20, que consiste em dividir sua renda em três partes: 50% para os gastos essenciais (como moradia, alimentação, saúde, etc.), 30% para os gastos pessoais (como lazer, educação, vestuário, etc.) e 20% para os objetivos financeiros (como poupança, investimentos, pagamento de dívidas, etc.).
Você também pode usar o método do envelope, que consiste em separar o dinheiro em envelopes físicos ou virtuais para cada categoria de gasto e só usar o que está dentro de cada envelope. Assim, você evita gastar mais do que o planejado e tem mais controle sobre suas finanças.
Se você quiser mais dicas sobre como economizar dinheiro em tempos de crise ou sobre outros assuntos relacionados às finanças pessoais, continue acompanhando o nosso blog e siga-nos nas redes sociais.
E se você gostou deste post, não se esqueça de deixar o seu comentário abaixo e compartilhá-lo com os seus amigos. Sua opinião é muito importante para nós e nos ajuda a melhorar o nosso conteúdo. Obrigado pela sua atenção e até a próxima!
Comentários
Postar um comentário